Resenha - Para onde ela foi

terça-feira, novembro 01, 2016


Esse é um dos livros mais intensos - emocionalmente falando - que eu li esse ano (e talvez na vida também). Chorei, sorri, suspirei, e sofri muito durante a leitura e hoje eu vim contar pra vocês um pouquinho mais sobre a história e o que eu achei. (Mas ei, é uma continuação, ou seja, não tem como não dar spoiler sobre o primeiro livro. Se você ainda não leu ''Se eu ficar'', sugiro esperar um pouco antes de ler essa resenha aqui, haha).

No primeiro livro, ''Se eu ficar'', a gente conheceu a história de vida da Mia, que sofreu um acidente e perdeu os pais e o irmãozinho. Ela ficou semanas em coma também, mas graças ao amor de Adam ela reencontrou as forças necessárias para ter vontade de viver.


Em ''Para onde ela foi'' se passaram três anos desde então, e a gente pode acompanhar a história do Adam (o narrador agora), que se tornou um cantor super famoso de uma banda de rock chamada Shooting Star. Ele faz shows, dá entrevistas, canta muito, toca guitarra, é cheio de fãs... A vida perfeita, certo? Errado. Desde o acidente de Mia, desde o momento em que ela acordou, tudo mudou. Primeiro: ela se mudou para Nova Iorque, onde passou a estudar música na renomada faculdade ''Juilliard''. E depois disso, tudo desandou, e eles acabaram se separando.

No começo do livro nós não sabemos o motivo do término, e isso é algo que a autora explora muito bem no enredo, afinal, ela mescla capítulos do presente e do futuro. Ao mesmo tempo que podemos ler o que está acontecendo no momento, podemos entender o que aconteceu até chegar nisso.


E o fato é: esse término brusco de relacionamento acabou com o Adam. Ele acaba tendo problemas de verdade, desenvolvendo depressão, ansiedade, ataques de pânico, vulnerabilidade e irritabilidade. Até a música perdeu o prazer, e por mais que ele tente, nunca consegue ser o mesmo. A saudade que ele sente da Mia é devastadora e isso fica bem claro durante a história. Até que o destino faz com que eles se encontrem em Nova Iorque e passem algumas horas juntos, revendo os erros do passado e conversando sobre as consequências do presente. Será que eles vão se acertar? O amor ainda continua o mesmo? E o que aconteceu durante esses três anos? Só lendo pra descobrir. :P

Esse livro é maravilhoso, e com certeza é um dos melhores que eu li esse ano (e um dos favoritos da vida também). A escrita é muito bem desenvolvida, e uma das minhas coisas favoritas foi a forma como a autora abordou os sentimentos do Adam. Eu senti o que ele sentiu. Eu vivi o que ele viveu, e isso apenas com um virar de páginas.

A Gayle Forman não teve medo de expor os sentimentos mais profundos do personagem, e isso é uma coisa que me agradou muito, porque eu sou super sentimental! E aí eu chorei, sorri, suspirei, passei raiva, chorei mais um pouco... Com certeza eu entrei dentro do enredo e me senti tão próxima do Adam e da Mia que parecia que éramos amigos de longa data. Adoro sentir que conheço os personagens na vida real!


Se você só leu ''Se eu ficar'', recomendo que compre agora mesmo a continuação, porque você não irá se arrepender. E arrisco dizer que esse é ainda melhor que o primeiro livro! Eu realmente amei, e espero poder ver um filme nas telinhas logo. (Afinal, o filme de 'se eu ficar' foi maravilhoso né?)

Aaah, e antes que eu me esqueça, separei algumas músicas que me lembram da história, pra vocês conseguirem sentir um pouquinho de toda essa emoção que eu senti. Sugiro que escutem antes, durante e depois da leitura, e associem as letras com o enredo.









E é isso. E vocês, já leram ou pretendem ler esse livro? Me contem aí nos comentários. Um super beijo!

Você também pode gostar de

10 comentários

  1. ao ler tu resenha fiquei super curiosa para saber o porque que eles terminaram, mas como tu falou vou ter que ler o livro para descobrir rsrs

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário Renata! ♥ Recomendo muito essa leitura. Se você for ler, me conta o que achou depois? Hahaha.
      Um beijão!

      Excluir
  2. Estava doida pra ler e agora mais ainda. Adorei a resenha <3
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taay, fiquei super feliz ao ler isso! ♥ Quando você ler me conta o que achou, ein? Hahaha.
      Um beijão e obrigada pelo comentário. (:

      Excluir
  3. Nossa que legal não sabia deste livro ainda kk tenho que comprar ja kkk bjoos amore
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário! Fico super feliz em saber que a minha resenha despertou um interesse pelo livro. Pode ler sim, conselho de amiga, é muito bom! Hahaha.
      Um beijão <3

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Ana, que bom que você gostou! Obrigada pelo comentário ♥
      Um beijo.

      Excluir
  5. Por acaso a tua review deixou-me curiosa! Embora não faça o meu género de livro x)
    Obrigadaa pelo comentário! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Filipa! Fico super feliz em saber que despertou o seu interesse. Eu super recomendo, mesmo não sendo seu gênero favorito. ♥
      Um beijão, e eu que agradeço!

      Excluir

Curta a fanpage no facebook

Instagram